sábado, 27 de janeiro de 2007

BENVINDOS

Olá Caros Amigos,

Finalmente surge o BLOG DO PETISCO, há muito ambicionado e esperado por todos nós, os adeptos deste “desporto” de taberna. Todos os dias surgem novos simpatizantes, novos aderentes, boas companhias, boas amizades, novas bebedeiras.

É no final da tarde que acontece este momento, mas quase sempre se prolonga pela noite dentro e, habitualmente, é frequentado apenas por elementos masculinos, pois não é compreendido pelo sexo oposto. Claro que miúdas, mulheres, cotas e velhas seriam bem-vindas mas, insistem em não assimilar o motivo que leva tanto interesse em frequentar a hora do petisco.

Petisco significa: comida saborosa, gulodice; pitéu.
Petiscar significa: comer um pouco para provar; provar; saborear; comer com pouco apetite.

Como é sabido por todos, os sinónimos não se restringem somente aos encontrados no dicionário, o petisco, ou a hora do petisco, no nosso vocabulário é um momento de descontracção e discussão, de gargalhadas e zaragatas, de copos e fartadelas, de segredos e partilha, de amizade e política, de trabalho e hobies, de carros e mulheres, de casamentos e divórcios, de futebóis e batotices, de vinhos e de cervejas, e claro, de petisco.

A partir de hoje conto convosco, caros amigos, para usarem e abusarem do BLOG DO PETISCO, onde podemos aprender, entre vastíssimas coisas, a cozinhar belas petiscadas, a combinar folias, a imortalizar experiências, vivências e todas as aventuras que só nós sabemos que ocorrem, que só nós compreendemos e, que só nós sabemos dar uma valente gargalhada à conta de tais fenómenos.

Emoldura esta conversa, uma ténue tonalidade tinta suave, deixa nódoa de cor rubi, apresentando um aroma frutado, bastante consistente e originário das castas piriquita, roupeiro e rabo de ovelha. Deve acompanhar pratos de carne, carregados de colesterol, ou cilarcas, espargos, trufas e azeitonas da época, temperados e confeccionados com muito boa disposição e na melhor companhia.

BONS PETISCOS

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Olá.

Cá está finalmente o tão falado Blog...

Associo-me desde já a este petisto, e prometo não o abandonar nem o deixar mal acompanhado.

E como o petisco é realmente uma desculpa para uma boa roda de amigos, vou desde já começar a divulgá-lo.

E cá para mim hoje marchavam uns tordinhos em molho de bife...

Anónimo disse...

Caro amigo petisqueiro VV,
dei asas à imaginação e, como prometi, tinha que fazer este sítio para a nossa panóplia. Fiquei muito agradado pelas tuas criticas construtivas acerca deste petisco on-line. Tambem o vou divulgar junto dos nossos companheiros dos petiscos, dos taberneiros e edegueiros. Espero que dê imaginação e utilidade, a quem precisa dela, para nos acompanhar em bons momentos.
Abraços

JFC

Anónimo disse...

olá petisqueiros. decididamente foi uma boa ideia.
vou também eu, com a minha xperiençia petisqueira e taberneira, partilhar algumas experiençias e sabores (diversos)por mim adquiridos, durante todos estes anos de faienas .